08.11.2019

Como deixar a casa quando tirar férias


Dezembro está chegando e, com ele, a hora da criançada tirar férias. Acordar cedo para ir à escola só no final de janeiro ou começo de fevereiro – é hora de curtir um tempo em família! As opções de destino podem ser muitas: a casa de praia, o chalé no campo, o aconchego do lar dos avós ou a bagunça com os primos na casa dos tios. Seja qual for o destino é preciso ter cuidados com a casa antes de pegar a estrada.

Pequenos detalhes podem se tornar uma dor de cabeça se não forem resolvidos antes de fechar a porta para passar uma longa temporada fora. A primeira dica é fazer uma faxina geral na casa ou apartamento. A limpeza já vai ajudar a colocar diversos objetos que estão fora do lugar onde eles devem ser de fato guardados. Durante a arrumação, também será possível perceber o que não pode ficar em lugar fechado por muito tempo.

Hora de tirar férias

O destino e a distância serão dois fatores importantes que definirão o que vai ficar em casa e o que deverá ser levado. Comida exige atenção especial. Antes de fazer compras para as férias, a família precisa olhar tudo o que tem na despensa e geladeira, dessa forma evitará o desperdício de alimentos e já vai cortar alguns gastos. Quando selecionar o que ficará em casa e o que será levado também é preciso checar o que já foi aberto e está guardado.

Alguns produtos têm um prazo de validade extenso, mas quando são abertos, e não são consumidos totalmente, precisam ser conservados e só ficam bons para consumo durante um tempo reduzido em relação à data de vencimento. As embalagens dos alimentos trazem as informações e as instruções de conservação. Caso tenha produtos abertos, dê preferência a eles na hora de separar no espaço reservado na bagagem para comida.

Se não pretende levar comida, procure usar tudo que tem em casa nos dias antes de sair de férias. Distribua também com parentes e amigos os alimentos que passarão do prazo de validade e que não vão caber na bagagem. Frutas e legumes estragam facilmente e são atrativos para fungos. Baratas também atacam comida estragada e além disso se escondem e reproduzem facilmente, tornando-se uma praga dentro de casa.

Tomadas e eletrodomésticos

Energia elétrica pode ser a vilã do retorno das férias. A faxina geral antes de sair para aproveitar o descanso é o momento de lembrar cada ponto da casa que tem tomadas e o que está ligado em cada uma delas. Antes de partir confira, se não há tecido encostado nos lugares que geram energia. Em caso de curto, eles podem até causar um incêndio.

Para economizar na conta de luz, alguns eletrodomésticos podem ser retirados da tomada. Televisão e aparelhos de DVD ou Blue Ray não precisam ficar com o botão de stand-by acesos. Outros eletrodomésticos que deixarão a conta de energia com um valor alto se forem deixados no modo de espera são o micro-ondas, aparelhos de som, impressoras e ar-condicionado.

Os cuidados com as tomadas também são importantes caso aconteçam situações emergenciais. De férias não dá para saber se no apartamento vizinho ou na casa ao lado está acontecendo um incêndio. Se as chamas se propagarem, objetos ligados na energia elétrica podem ajudar a espalhar mais ainda o fogo.

Tudo de novo

Para evitar que a casa ou apartamento tenha se transformado em uma piscina durante o período de férias é preciso fechar todas as janelas. Não dá para saber se o clima será de sol ou de chuva o tempo todo que estiver fora. Mas o ambiente também precisa de ventilação. Quem ficar mais de um mês fora deve deixar a chave com alguém de confiança que possa ir ao lugar para abrir as janelas e passar o dia.

Os moradores de apartamento podem deixar uma autorização com o condomínio para a entrada de quem não mora no local, já que não estarão lá para recebê-lo. Já quem mora em casa acabará ganhando em segurança com uma pessoa indo ao local. A residência não parecerá abandonada. Se for possível, ela deve dormir na casa.

Com todos esses cuidados, o retorno será menos estressante. Ao invés de se preocupar em arrumar tudo para o retorno ao trabalho e a volta das crianças às aulas, a casa estará em ordem. Não será preciso limpar a geladeira para jogar fora comida estragada e a conta de energia ajudará na economia.

Fonte: https://www.vivareal.com.br/blog/cuidados-casa/organizacao/como-deixar-a-casa-quando-tirar-ferias/