31.10.2019

Apartamento com cobertura: conheça as vantagens e as desvantagens


Ao decidir mudar-se, geralmente as pessoas se encontram no dilema da escolha entre uma casa ou um apartamento. Mas, para os que já tem claro em sua mente as vantagens de morar em prédios residenciais, como a segurança e o baixo custo de manutenção, só resta a dúvida entre escolher comprar um apartamento comum ou um apartamento com cobertura. Mas esse dilema já é bem mais fácil de resolver quando você tem claro em sua mente quais as vantagens e as desvantagens de optar por uma cobertura.

E para te ajudar a ficar esclarecido e sem dúvidas, fizemos este artigo. Nele, apontamos os principais benefícios e as desvantagens mais comuns de quem opta por comprar um apartamento com cobertura. Continue a leitura!

As desvantagens de um apartamento com cobertura

Apesar de uma cobertura ser um empreendimento atraente e fonte de status para muitas pessoas, como quase tudo na vida, ele também tem seus poréns.

Valor maior

Talvez a pior das desvantagens ao escolher um apartamento com cobertura é justamente a diferença de valores com relação aos apartamentos comuns. Geralmente, quanto mais alto o andar, maior é a valorização do imóvel, o que o torna mais caro em relação aos demais. Essa variação, em média, pode chegar até 10%.

Exclusividade na manutenção do telhado

A manutenção do telhado dos edifícios é uma responsabilidade de todos condôminos. Mas, nos casos em que a última unidade do prédio é um apartamento com cobertura, a manutenção da área é exclusiva do proprietário dela. Portanto, o telhado das áreas como casa de máquinas de elevadores, caixa d’água ou caixa de escada, ainda devem ser compartilhadas com os demais condôminos.

Distância dos espaços de convívio

Muitas pessoas que têm filhos ou planos para ampliar a família acabam pensando duas vezes antes de adquirir um apartamento com cobertura, pois, geralmente, fica bem mais distante da área de lazer e do convívio do edifício. Assim, as crianças não ficam ao alcance dos olhos atentos dos pais, ainda que pelas janelas de seus apartamentos.

Maior número de escadas

Não apenas desvantagem das coberturas, mas de qualquer apartamento de andares mais altos, é que quando ocorrem situações como falta de luz e problema no gerador, ou manutenção nos elevadores, pode ser preciso encarar alguns lances de escadas para entrar ou sair de seu apartamento.

As vantagens de escolher uma cobertura

Apresentado o lado ruim de ser proprietário de um apartamento com cobertura, vamos abordar o lado bom de morar nas alturas para te ajudar a escolher o imóvel ideal.

Valorização estável

Começando pelo melhor, a grande vantagem de adquirir o topo dos edifícios residenciais é que a valorização destes imóveis costuma ser estável, independentemente das flutuações do mercado imobiliário — como a da queda real de 8% que atingiram os imóveis em 2016. Ou seja, é mais difícil se assustar com uma valorização baixa, ou uma desvalorização alta, no caso, se você precisar vender uma cobertura. Portanto, trata-se de um investimento mais certeiro.

Vista privilegiada

Mesmo que a selva ao redor do edifício seja de pedra, a vista de uma cobertura dificilmente não será melhor do que uma das demais unidades do prédio. E isso é um dos importantes diferenciais estéticos dos apartamentos com cobertura. Poder apreciar o horizonte da cidade é um momento relaxante e de fuga da rotina estressante para muitas pessoas. Há, inclusive, aqueles que dizem que avaliar o que se vê pela janela é uma forma de avaliar se a pessoa mora bem na cidade grande.

Planta diferenciada

Um dos maiores atrativos para quem deseja adquirir esse tipo de imóvel é o fato de, geralmente, os projetos arquitetônicos permitirem alterações no espaço do apartamento. Além de contar com uma área mista, entre espaço coberto e aberto. Muitas coberturas contam, inclusive, com área de lazer dedicada aos proprietários, como piscina privativa e ambiente com paisagismo personalizado.

Maior tranquilidade

Para pessoas que preferem viver com maior tranquilidade e sem muitos conflitos com vizinhos, um apartamento com cobertura é a melhor opção. Ainda que o imóvel não seja um duplex ou tríplex, o morador não correrá o risco de ter desavenças com vizinhos do andar de cima, por exemplo. Muito menos será incomodado com o barulho de eventos na área externa ou da criançada usufruindo dos espaços de convivência. Outro ponto muito bem apreciado pelos moradores de cobertura é a redução do ruído das ruas que contornam seus prédios.

Excelentes ventilação e iluminação

Geralmente, os apartamentos com cobertura estão longe das sombras de empreendimentos vizinhos, como outros edifícios residenciais. Exatamente por isso, elas são muito bem iluminadas pela luz solar. E essa característica é uma grande aliada na redução dos agravadores de problemas respiratórios, como a umidade e o mofo. Além disso, tais imóveis ainda são sempre ventilados devido à altura em que se encontram.

Mesmo valor de condomínio

Apesar de boa parte dos interessados em adquirir um apartamento acreditarem que as coberturas, por terem mais privilégios e maior espaço, podem ser taxadas de forma diferenciada no valor do condomínio, o conceito de fração ideal garante a igualdade da divisão das despesas entre os moradores do mesmo edifício.

Como você pôde observar, assim como uma casa ou um apartamento comum, os empreendimentos com cobertura têm tanto vantagens como desvantagens. E você precisa estar muito certa do que espera de um imóvel para se decidir, pois, na maioria das vezes, as pessoas veem vantagens em investir um pouco mais em troca de maior conforto. E conforto com privacidade é a sintetização das vantagens de uma cobertura.

Fonte: https://www.vivareal.com.br/blog/uncategorized/apartamento-com-cobertura-conheca-as-vantagens-e-as-desvantagens/