04.09.2019

Celebração Especial no Dia Nacional dos Corretores de Imóveis


Em 27 de agosto de 1962, a profissão de Corretor de Imóveis ganhava sua primeira regulamentação, pela Lei 4.116/62, que deu o passo inicial para as principais conquistas da categoria ao longo desses 57 anos.

E para celebrar a data tão significativa para esses profissionais, o CRECISP optou por realizar uma solenidade voltada para as mais recentes realizações da classe. Tendo como foco principal a perícia de avaliação imobiliária, o Conselho reuniu mais de 250 corretores interessados em fazer parte do grupo de Corretores de Imóveis Peritos Avaliadores da entidade, entregando-lhes as respectivas portarias de nomeação. O evento ocorreu no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo e consagrou a capacidade dos intermediadores na elaboração e emissão de Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológica a prefeituras e órgãos públicos conveniados com o CRECISP.

O presidente José Augusto Viana Neto abriu os trabalhos enfatizando que as possíveis dúvidas por parte de quaisquer segmentos da sociedade a respeito da legitimidade do trabalho do corretor como perito avaliador imobiliário já estavam totalmente dirimidas, por meio de decisão irrevogável do Supremo Tribunal Federal. “Todos os pareceres emitidos por esse grupo de profissionais têm merecido total credibilidade e elogios por parte de tribunais, prefeituras e autarquias, avalizando os corretores a ocuparem seu espaço.

O presidente do Conselho Federal (Cofeci), João Teodoro da Silva, presente ao evento, também enfatizou a importância dessas parcerias que vem sendo desenvolvidas pelo CRECISP e que, certamente, vão repercutir em outros estados. “Corretores de todo o País terão seu trabalho respeitado e poderão utilizar toda a sua expertise e conhecimento do real valor das propriedades.”

Também compuseram a mesa de trabalhos os conselheiros José Renato dos Santos e José Augusto Sasso, e os membros do Grupo de avaliação Antonio Carlos de Araújo e Claudio Caccioli e a coordenadora da Cefisp, Ana Silvia Gonçalves.

Criado em 2016, o grupo de avaliadores tem por objetivo realizar inspeções, vistorias, estudos, perícias e documentos técnicos, proporcionando a justa valoração de mercado de imóveis que façam parte do patrimônio das entidades ou que estejam arrolados em processos. À época de sua criação, o Conselho recebia um número crescente de solicitações de profissionais para atuarem como técnicos em diversas varas do Estado de SP. Ciente da importância dessa avaliação para a concretização de negócios ou o desenlace de ações e processos, o Conselho tomou, então, a iniciativa de criar esse grupo de especialistas, engajados em prestar esse serviço e obter um atestado da entidade que recebeu a avaliação, que representa um selo de qualidade no currículo do profissional.”

Somados aos que já fazem parte desse time, os corretores que receberam suas portarias no último dia 27/08 totalizam 1.260 profissionais em todo o Estado.


Fonte: CRECISP

Fonte: https://www.crecisp.gov.br/comunicacao/noticiasinterna/4884-dia-nacional-dos-corretores-de-imoveis-tem-celebracao-especial